01 abril 2009

Freqüências 850 X 2100 Mhz: qual a diferença? - Claro Assume que a sua frequencia é 2100mhz

Freqüências 850 X 2100 Mhz: qual a diferença?
Atendendo a pedidos, aqui um post que trata das diferenças entre as freqüências

Temos recebido muitos questionamentos em relação às diferenças básicas entre as freqüências de telefonia 850 X 2100 mhz. Por isso, consultamos Alexandre Martins, engenheiro especialista da área de dados – GPRS, e Renato Arregui, gerente de otimização de rede de acesso, ambos da Claro. Procurando fugir de termos técnicos, Alexandre conseguiu tirar todas as nossas dúvidas. Confira:

O que é freqüência?

Esta resposta envolve vários conceitos físicos. Freqüência é uma grandeza física associada a movimentos de característica ondulatória que indica o número de revoluções (ciclos, voltas, oscilações, etc) por unidade de tempo. No desenho abaixo, pode-se ver cinco ondas com freqüências diferentes. Então, cada operadora transmite seus sinais em uma determinada freqüência, para que não haja interferência entre elas. Para fazer uma analogia, cada operadora é como se fosse uma emissora de rádio. Cada emissora, transmite seu sinal em uma freqüência (Ex. Radio Globo 1220 Khz AM, Radio Tupi, 1280 Khz AM), e para ouvi-la você precisa sintonizar seu rádio na mesma freqüência. Assim, voltando à freqüência da telefonia, o celular e as antenas da operadora estão sintonizados na mesma freqüência.

http://blogdaclaro.astl.com.br/public/E58_perg1.jpg

Quais são as freqüências dentro da tecnologia 3G e qual a diferença entre elas?

O uso das faixas de freqüência são definidos pelos órgãos governamentais. O 3G, assim como qualquer sistema celular (TDMA, CDMA, GSM, UMTS) pode ser usado em qualquer freqüência determinada. No Brasil, a Anatel locou as freqüências de 1900/2100 MHz para implantação da 3G. Não existe, no entanto, impedimento para se utilizar outras faixas de freqüências para 3G.

http://blogdaclaro.astl.com.br/public/FF3_perg2.jpg

No 3G, com quais freqüências a Claro opera?

A Claro foi a primeira empresa a implementar uma rede 3G. Para isso, utilizou uma freqüência que já possuía licença para operar – 850 Mhz. A Claro opera em 850 Mhz nos seguintes estados: RJ, SP, PE, CE, RS e DF. Porém no último leilão da Anatel, a Claro adquiriu licenças para a freqüência de 2100 Mhz em todas as áreas de concessão.

Existem diferenças de freqüência perceptíveis para o usuário?

O usuário final não percebe diferença em relação à freqüência utilizada. A qualidade do serviço vai depender de um planejamento celular bem feito. Para realizar este planejamento celular, a freqüência a ser utilizada influencia diretamente. Mas independente da freqüência, a rede é sempre planejada de modo a fornecer a melhor qualidade em termos de cobertura e capacidade.

Em relação aos aparelhos 3G, eles estão aptos a operar em qualquer freqüência?

Podemos verificar que a tendência é que os aparelhos 3G sejam dual-band, isto é, trabalhem com as freqüências 850 e 2100Mhz. Antes de comprar o aparelho é sempre bom consultar as freqüências que o aparelho suporta.

Para consultar a freqüência da cobertura 3G em sua cidade, acesse WWW.claro.com.br > Cobertura.

Comentários

"Gostaria de saber quando irao implementar a rede 3G com frequencia de 2100mhz,na cidade de Guarulhos-SP?Pois estamos tendo muitos problemas com a 3G 850mhz. Grato"


Postado por: Ricrdo de Souza

Postado em: sexta-feira, 19 de setembro de 2008


Resposta: Ricardo, não informamos esse tipo de previsão devido à série de fatores que este tipo de projeto envolve. Ainda assim, essa é uma boa oportunidade para esclarecer, como já foi dito no post, que independente da freqüência, a rede é sempre planejada de modo a fornecer a melhor qualidade em termos de cobertura e capacidade. Se você está encontrando dificuldades para utilizar o serviço 3G em algum local específico, vale a pena entrar em contato com o Atendimento pelo 105 2 ou site da Claro para realizarmos uma análise da região e, se necessário, encaminhar a situação para a engenharia.

Monique Antunes - equipe ClaroBlog




"Quando a Claro Complentar sua Cobertura 3G em 850 MHZ aonde ela é Banda B, e 2100 MHZ aonde ela é Banda D,E e L, ela irá começa a implantar rede 3G em 2100 MHZ aonde é banda B? O que vai acontece com rede 850 MHZ vai continuar usando ou vai ser subistituida pela 2100 MHZ ou a Claro irá usar as 2 rede ao mesmo tempo?"


Postado por: Jhonny

Postado em: quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Resposta: Jhonny, a nossa prioridade é levar o 3G para o maior número possível de cidades. No entanto, espero que compreenda, mas informações detalhadas sobre a expansão da cobertura em 2.100Mhz não podem ser divulgadas devido a questões estratégicas.

Monique Antunes - equipe ClaroBlog




"A dúvida que atinge a todos os proprietários de N95-3 cujas freqüências são 850 e 2100, de acordo com o manual, é: o aparelho vai funcionar em 3G nas localidades cujo sinal é 2100 ou precisa configurar algo em especial ? "


Postado por: Ricardo Hollanda

Postado em: segunda-feira, 15 de setembro de 2008


Resposta: Ricardo, existem duas versões do aparelho Nokia N95. Uma versão GSM/3G - 850MHz e outra GSM/3G -2100MHz. Para identificar qual a versão do seu aparelho, basta retirar a bateria e verificar o código do aparelho no campo Type. Para a versão GSM/3G 850MHz, consta modelo do aparelho: N95-3 e Código do campo Type: RM-160. Já para a versão GSM/3G (2100MHz) consta Modelo do aparelho: N95-1, Código do campo Type: RM-159. Dessa forma, não é preciso fazer nenhuma configuração especial, mas sim observar a seguinte regra: o aparelho 850Mhz na cobertura 3G 850Mhz funciona como 3G e na frequência 3G 2100 MHZ, como GSM e vice-versa.

Monique Antunes - equipe ClaroBlog




"Quero saber quando é a previsão para a implantação da rede 3G 2.1 ghz em São Paulo, por que tenho o aparelho N76 que é compativel com essa frequencia e moro em Ribeirão Pires - SP, se não tiver previsão vou ir pra outra operadora que estiver usando essa frequencia, porque não vou ficar sem utilisar essa nova tecnologia sendo que tenho um aparelho compativel."


Postado por: Rodrigo Miranda

Postado em: sábado, 13 de setembro de 2008


Resposta: Rodrigo, estamos trabalhando na expansão da rede 3G na frequência 2.100 MHz, mas não informamos a previsão por estado, devido à quantidade de fatores externos e estratégicos que esse processo envolve.
Juliana Godoy - equipe ClaroBlog




"Mas me diga uma coisa. Sabemos que as freqüências maiores têm uma onda portadora maior e portanto carregam mais dados. Por outro lado, freqüências menores têm mais penetração por terem comprimento de onda maior e poderem contornar mais obstáculos. Fazendo as contas, considerando que cada onda carrega apenas um bit e que a freqüência de dados máxima é metade da freqüência da portadora, 850 MHz dão cerca de 51 MB/s e 1200 MHz dão cerca de 125 MB/s, certo? Pra completar o quadro, o limite da banda 3G até onde sei são 7,2 MB/s - bem menos que o limite teórico de ambas as freqüências. Mas mesmo assim, a freqüência diferente chega a ter alguma diferença? Por exemplo, se eu usar um celular na banda de 850 MHz eu terei um sinal melhor em geral do que o na banda de 2100 MHz? E se eu usar um celular na banda de 2100 MHz, terei, na prática, uma taxa de dados melhor do que se usar na banda de 850 MHz?"


Postado por: Cláudio "Patola" Sampaio

Postado em: quinta-feira, 11 de setembro de 2008


Resposta: Cláudio, na tecnologia WCDMA, tanto para a faixa de 850MHz, como para 2.1 GHz temos a mesma largura de banda de 5MHz por portadora. Sendo assim, a freqüência utilizada para envio desta faixa não influencia nas taxas de dados a serem obtidas. Com relação aos níveis de sinal, além da faixa de freqüência, existem outras variáveis importantes, como a potência de transmissão e a quantidade de estações rádio base, que influenciarão na cobertura celular. Estes fatores são considerados pela operadora no momento de realizar o projeto.
Renato Arregui - Gerente de Otimização de Rede de Acesso




"Então o fato da Claro usar 850 Mhz ou 2100 Mhz em determinadas regionais não vai interferir na qualidade e alcance do "sinal" assim como acontece com as radios AM e FM? Para o planejamento das rede a Claro usa repetidores assim como no metrô?"


Postado por: Fernando Nunes Reis

Postado em: quinta-feira, 11 de setembro de 2008


Resposta: Fernando, o planejamento de cobertura considera outros fatores além da freqüência de transmissão, como potência, quantidade de antenas, altura das antenas, quantidade de estações rádio base, etc. Estes fatores são considerados no projeto de cobertura das cidades.
Renato Arregui - Gerente de Otimização de Rede de Acesso




"Caros Senhores Alexandre e Roberto, gostaria que vc me ajudasse uma vez que contratei o serviço 3G desde que começou a funcionar aqui em Brasilia, só que a minha conexao é sempre pessima sem falar nas oscilaçoes da rede e ja que estamos com os donos da verdade referente a frequencia e otimizaçao de sinal por favor me ajudem... Tenho ficado na mao desde que desiste da minha internet ADSL pela 3G da CLARO assim nada dá mas a isntabilidade é contante e unica coisa estável e a minha fatura todo mes. Agora fico me perguntando, vale a pena agaurdar a melhoria do serviço 3G da CLARO ou retornarei a internet via ADSL de telefonia fixa?"


Postado por: VALDEMIR BRITO

Postado em: quinta-feira, 11 de setembro de 2008


Resposta: Valdemir, vale a pena sim, pois estamos invenstindo muito na infra estrutura e qualidade dos serviços 3G. No seu caso em específico, sugiro que contate o atendimento 105 2 > opção 2 (ligando do aparelho celular) para que a nossa área de suporte técnico faça uma avaliação das configurações que você está utilizando.
Juliana Godoy - equipe ClaroBlog




"A Claro comprou licenças em 2100Mhz, para todas as regiões, mas não ficou claro quando começará a operar o 3G em 2100Mhz, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Seria importante saber disto, pois a variedade de aparelhos 3G em 2100Mhz é maior do que em 850Mhz."


Postado por: Sidney Costa e Souza

Postado em: quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Resposta: Sidney, a Claro está realizando a instalação da rede 3G na frequência 2100 MHz gradativamente, mas não informamos a previsão, considerando que esse processo envolve uma série de fatores.Quanto à variedade de aparelhos, podemos dizer que há um equilíbrio entre o portfólio de aparelhos 3G 850 e 210MHz e a maioria dos modelos são dual band, ou seja, operam nas duas frequências.
Juliana Godoy - equipe ClaroBlog




"Claro não foi a primeira a lançar uma rede 3G. A primeira foi Telemig Celular. O que tem de mal em reconhecê-lo? Aliás o Ev-DO da Vivo se qualifica como 3G, de acordo com padrões internacionais, e já havia sido lançado há muito mais tempo. Não precisam postar esta mensagem, aliás."


Postado por: Filipe Estima

Postado em: quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Resposta: Filipe, a tecnologia 3G a qual nos referimos é a WCDMA/HSDPA que oferece taxa de dados superiores ao EV-DO e propicia alguns serviços de terceira geração, como por exemplo, a vídeo chamada.
Juliana Godoy - equipe ClaroBlog




"Sobre N95-3 3G da Claro opera em 850 MHZ e N95-1 em 2100 MHZ, No caso deles viagerem pra uma frenqüencia diferente ou seja; Um Cliente que usa N95-3 Viaja pra Minas Gerais onde a Claro opera em 2100 MHZ, o Cliente vai ficar sem cobertura 3G usar somente GSM?"


Postado por: Jhonny

Postado em: quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Resposta: Jhonny, o aparelho só opera como 3G caso esteja na rede 3G de freqüência compatível com a dele. Caso essa rede esteja indisponível ou não exista cobertura na mesma freqüência na localidade desejada, será utilizado o sinal GSM da Claro ou de outra operadora com acordo de roaming.
Juliana Godoy - equipe ClaroBlog




"Uma informação importante a ser colocada é o fator físico das freqüências. Uma freqüência baixa tem menos impedância que a freqüência alta, portanto consegue "viajar" mais longe. Uma freqüência alta, porem, consegue levar mais informação em menos tempo, mas não tão longe."


Postado por: Fabio Vertamatti

Postado em: quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Resposta: Fábio, o planejamento de cobertura considera outros fatores além da freqüência de transmissão, como potência, quantidade de antenas, altura das antenas, quantidade de estações rádio base, etc. Estes fatores são considerados no projeto de cobertura das cidades. As taxas de transmissão de dados dependem da largura de banda utilizada e da modulação. Em ambas as faixas, 850 MHz e 2.1 GHz, para a tecnologia WCDMA utilizamos canais com 5MHz de largura de banda.
Renato Arregui - Gerente de Otimização de Rede de Acesso

Um comentário:

brunoviana disse...

OLá, tinha um claro 3G "ilimitado" e tinha muito aborrecimento em qualidade de velocidades nunca atingiu a 800kbps só ficava entre 20 ~ 250 kbps e tinha épocas que nem tinha internet, reclamei muiiito com a claro!! e como o meu contrato de 1ano acabou cancelei a claro e contratei a vivo 3G e senti a diferença de qualidade, comparando a velocidade hoje trafego 250 ~ 900 kbps ( é como dirigir um carroça(claro) e passa pra um carro(vivo)) e vai minha pergunta pq essa diferença de qualidade sendo que a claro esta aki aonde mora a mais tempo do q a vivo??? que diferencia entre as tecnologias deles??