29 outubro 2013

Problemas com baterias de notebook viciados, saiba como resolver

As baterias de notebook costumam ter os mesmos problemas que as de celular, ou até mesmo pilhas comuns recarregáveis. Os chamados efeito memória e bateria viciada são termos muito utilizados nesses casos.
As baterias de notebook costumam ter os mesmos problemas que as de celular, ou até mesmo pilhas comuns recarregáveis. Os chamados efeito memória e bateria viciada são termos muito utilizados nesses casos.
Geralmente, as informações incorretas fornecidas pelo medidor de bateria aparecem quando o notebook é deixado muito tempo sem uso (como alguns dias), ou mesmo depois de muito tempo de uso contínuo e exaustivo. Isso pode ser facilmente resolvido se você executar um procedimento chamado “recalibrar a bateria”.
Recalibrar sua bateria nada mais é do que o ato de efetuar um ciclo de carga completo - carga máxima e carga mínima. Isso fará com que o medidor seja regulado, mostrando a carga real. Vale lembrar que há um atraso na informação do medidor e, portanto, o restante de carga da bateria é sempre um pouco menor do que o informado.
1. Ligue o notebook com o cabo de energia conectado e espere que a bateria seja carregada ao nível máximo.
2. Retire o cabo de energia para que a carga da bateria comece a ser usada.

Windows XP:

3. Abra o Painel de Controle e localize o ícone “Opções de Energia“. Mude as opções da aba “Esquemas de Energia”, para que elas fiquem exatamente como as da imagem abaixo.

4. Clique em OK e aguarde, ou continue utilizando o notebook para que toda a carga da bateria seja usada. Se avisos de baixa carga aparecerem, ignore-os.
5. Deixe o computador ligado até que ele desligue sozinho pela falta de energia. CUIDADO: é recomendável que você não utilize o notebook para que nada esteja sendo executado quando ele desligar.
6. ESTE PASSO É MUITO IMPORTANTE: RETIRE a bateria do notebook e deixe-a “descansar” por 4 a 5 horas.
7. Por fim, conecte-a novamente ao computador, plugue o cabo de energia e ligue o notebook já com a sua bateria calibrada e o medidor de energia marcando a quantidade correta.

Windows Vista:

O procedimento no Windows Vista é praticamente o mesmo, mudando somente a maneira com que as opções de energia são mostradas.
3. Abra o Painel de Controle e entre nas Opções de Energia.
4. Selecione o plano “Alto desempenho” e clique no link “Alterar configurações do plano”.
5. Mude as opções para que elas coincidam com a imagem abaixo.

6. Clique no link “Alterar configurações de energia avançadas”.
7. Na janela que se abrirá, altere todas as opções que possam fazer com que o notebook economize bateria, fazendo assim com que ela acabe mais rápido.
*O restante dos passos é idêntico ao Windows XP (passos 4 a 7 do parágrafo anterior).

Windows 7:

Para abrir as configurações de “Opções de Energia” no Windows 7, acesse o menu iniciar e clique em “Painel de controle”, dentro de “Painel de controle, clique em “Hardware e Sons” e em seguida “Opções de Energia”.
Se preferir, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a bateria que fica na barra de tarefas (Perto do relógio) e clicar na opção “Opções de Energia” para abrir uma janela como a imagem abaixo:

Clique em “Escolher tempo para desligar o vídeo” e na opção “Na bateria”, diminua o tempo de todas as opções, abaixe o brilho para o mínimo possível, assim, toda vez que você sair de perto do notebook e demorar para voltar, o sistema vai seguir um processo de desligamento dos periféricos determinado pela configuração que você realizou, além disso, enquanto estiver na bateria, o sistema vai utilizar menos brilho no monitor, o que faz com que o dispositivo gaste menos energia.

Modifique as configurações de fechamento da tampa
Essa parte é mais utilizada para seu conforto, clique em “Escolher a função do fechamento da tampa” e escolha o que você deseja que o sistema faça quando você fechar a tampa do seu laptop, as minhas configurações estão como as da imagem abaixo, se quiser copiar eu não vou cobrar nada (Brincadeira), segue a imagem:

E pronto. Isto vai lhe ajudar bastante.

Fonte Oficina da Net

Nenhum comentário: