prontos, algo que só veio a acontecer ontem à noite.
Quem quiser, portanto, já pode baixar e instalar o Firefox 3.5 RC 2 pelo FTP da Mozilla — mais uma vez em diversas versões independentes para Mac, Windows e Linux e nos mais variados idiomas em que o navegador é traduzido. As mudanças de uma para outra não são claras — com certeza vieram algumas correções de bugs e melhorias em estabilidade, no mínimo —, mas nesses últimos dias descobri novidades super legais que gostaria de compartilhar com vocês.
Nova janela de Restore
Enquanto usava a RC 1, abri uma série de sites de uma vez só e um deles causou um travamento feio que me fez ter que fechar o Firefox forçadamente. Quando o reabri, me deparei com uma nova janela de Restore (recuperação) que agora possibilita que o usuário desmarque abas que não queira reabrir, visando a evitar que o mesmo problema ocorra:
Menu de janelas fechadas recentemente
Há um bom tempo usuários do Firefox têm à sua disposição o menu History » Recently Closed Tabs, mas sempre me fez falta uma mesma opção para janelas. Bom, agora ela está lá, em History » Recently Closed Windows, veja só:
Navegação pelo trackpad multi-touch
O Silvio Sousa Cabral havia comentado sobre esta possibilidade num post em que abordava uma versão experimental do Firefox 3.1. Ela foi agora oficializada no 3.5 e, tal como no Safari, é possível, por exemplo, voltar/avançar entre páginas arrastando três dedos para a esquerda/direita nos trackpads multi-touch de MacBooks modernos. O pinch também funciona para zoom.
Preferências de privacidade aprimoradas
De uma maneira geral, as preferências do Firefox 3.5 foram bem melhoradas/arrumadas, com ícones mais bem trabalhados e uma organização mais decente. A aba de privacidade (Privacy), porém, ganhou um cuidado especial e foi a que mais mudou da última versão pra cá:
Como duas Release Candidates já foram liberadas numa mesma semana, pra mim fica bem claro que a Mozilla conseguirá cumprir a sua meta de lançar o Firefox 3.5 oficialmente antes do final de junho — quem sabe já nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário