09 julho 2013

Apps do Firefox OS rodarão no Firefox do Android

Além do próprio sistema operacional da casa, a Fundação Mozilla permitirá que os aplicativos desenvolvidos para o Firefox OS possam rodar nativamente dentro do navegador Firefox, em smartphones e tablets com o sistema operacional móvel do Google, o Android.
Firefox OS
Firefox OS
A informação vem direto de um desenvolvedor, Lucas Rocha, que ocupa o cargo de engenheiro de interface de usuário do Firefox, em entrevista com a Folha de São Paulo, durante o Fisl deste ano, Fórum Internacional Software Livre, que acontece em Porto Alegre. Segundo o engenheiro e desenvolvedor, esta função ainda não está disponível para o aplicativo. Ele vai funcionar mais ou menos como uma extensão para o navegador, algo já existente tanto para o navegador móvel, quanto para o do computador.
Pode parece suicídio, mas Rocha diz que o objetivo da empresa é criar o aplicativo para a web e depois inserir em todos os cantos possíveis. Como a base do Firefox OS é o HTML5, um app pode ser criado para ele e para qualquer sistema operacional que rode este padrão - atualmente, quase que todos.
Os primeiros aparelhos com Firefox OS foram lançados na Espanha, contrariando o que a própria Mozilla e Telefônica estavam comentando, sobre o Brasil em primeiro lugar. Ainda não há data para o lançamento destes aparelhos por aqui. Outro problema no lançamento é a dificuldade de lidar com fabricantes e operadoras, já que o Firefox OS deve custar pouco, muito pouco. [tudocelular]

Nenhum comentário: