09 julho 2013

Operadoras vão fornecer Wi-Fi grátis nos estádios da Copa do Mundo

As operadoras de celular vão instalar redes Wi-Fi gratuitas nos doze estádios da Copa do Mundo de 2014, em uma tentativa de reduzir os congestionamentos nas redes 3G e 4G. "Entre 30% e 40% do tráfego de dados deverá ser acessado via Wi-Fi nos jogos", afirmou Eduardo Levy, representante das teles e diretor executivo do Sinditelebrasil.

O dirigente reconheceu a existência de horários de pico naturais e justificou as falhas durante a Copa das Confederações com o prazo estreito para a instalação dos equipamentos. "Foi um desafio e tanto fazer toda a instalação de telecom em estádios como no Maracanã em 47 dias", contou. Toda a estrutura demandaria um tempo de 120 dias para realizar todos os ajustes.
 
Rede 3G foi a que registrou o maior volume de tráfego no Maracanã
A final no Maracanã registrou o maior índice de
ligações não completadas
 
Segundo o Estadão, na média, o índice de chamadas não completadas durante o evento ficou dentro de um nível aceitável pelos parâmetros internacionais, de até 2%. O problema maior ocorreu na final entre Brasil e Espanha no Maracanã, quando a porcentagem subiu para algo entre 4% a 5%, de acordo com Levy.

Os investimentos das operadoras para instalar a cobertura de voz, 3G e 4G dentro dos estádios da Copa do Mundo somará R$ 200 milhões. A construção das redes de Wi-Fi deverá demandar gastos inferiores a R$ 100 milhões.[tudocelular]

Nenhum comentário: