09 julho 2013

Copa das Confederações registra apenas 14% de dados via 4G

Muito se falou sobre a instalação da estrutura para redes 4G, que mal funcionam no país. Mesmo com a parte das teles quase pronta, a utilização deste tipo de conexão foi muito abaixo do esperado, beirando os 14% durante os jogos da Copa das Confederações, que acabou no domingo passado.
4G da Claro, no Maracanã
4G da Claro, no Maracanã
Ao todo, nos 16 jogos do evento, 650 mil envios e recebimentos de dados foram registrados pelos usuários dentro das arenas e estádios. Vale lembrar que a contabilização de dados não considera aparelhos, mas sim número de vezes em que um aparelho entra na internet. O envio de uma foto para o Instagram é um, comentar a foto no Facebook é outro e por ai vai. O Sindicado das Empresas de Telefonia Brasileiras afirma que foram enviadas 4,6 milhões de mensagens apenas no último jogo, no Maracanã, com tamanho médio de 0,5 MB.
Nós testamos um smartphone - o Xperia SP - com conexão 4G. Notamos a folga da conexão presente, contrariando a falha constante da rede 3G - em um iPhone 5, que não acessa as redes LTE do Brasil. O 3G, da mesma operadora (a Claro) simplesmente não enviava e não recebia dado algo. Enquanto isso, o 4G LTE da mesma operadora contabilizava uma conexão estável de 21 MB para download e quase 18 MB para upload, sem qualquer engasgo ou travamento.
Este bom desempenho do 4G reflete o gargalo de aparelhos que podem usufruir deste tipo de conexão. Apenas smartphones fabricados aqui utilizam a frequência de 2.5 GHz. Demais turistas, ou aparelhos que foram comprados no exterior, ficam restritos ao 3G.

Texto com informações da Folha de São Paulo. [todocelular]

Nenhum comentário: