09 julho 2013

Como limpar e acelerar o Android

Android
O nível de sofisticação alcançado por nossos smartphones fez com que eles se tornassem um acessório indispensável em nossas vidas. Nada como poder parar no meio da rua e conferir um post no Facebook ou responder um e-mail sem precisar ir até um café que tenha Wifi. Porém, como tudo na vida, há um lado negativo: precisamos limpar nossos smartphones de tempos em tempos e deletar alguns apps para que eles funcionem sempre a todo vapor.
A verdade é que smartphones são como PCs (o que é mais verdade em mais aspectos cada dia que passa) e precisam de uma limpeza de tempos em tempos. Da mesma forma que o Windows fica insuportavelmente quando a unidade C: está ficando cheia, o Android se mostra bastante lento quando há pouco espaço em disco e o desempenho começa a ficar prejudicado mesmo antes de começarmos a receber mensagens de alerta sobre o pouco espaço disponível. Então, mãos à obra!

Primeiro passo: backup

Antes de começar recomendamos fortemente fazer um backup de suas fotos e vídeos. Ao contrário do que acontece com músicas e aplicativos, os momentos que registramos não podem ser recuperados, então montamos um artigo específico de como fazer isso de forma automática. Precaução nunca é demais e demorará somente alguns minutos. Depois de terminar, deletar alguns desses arquivos que já estão armazenados em um local seguro já remove uma boa quantidade de dados do seu smartphone.
Dropbox

Regra dos 90 dias

Quando começarmos a utilizar o Android instalamos uma boa quantidade de aplicativos e rapidamente lotamos a memória interna, e então entra em ação uma variação da regra de ouro de Ted Mosby do seriado How I Met Your Mother: se não utilizou o app dentro de 90 dias, delete-o. Alguns programas nós nos acostumamos e utilizamos com bastante frequência, em geral os mais famosos como Evernote e Dropbox, mas outros nós baixamos por impulso e ficam somente ocupando espaço na tela inicial.
 Android
Jogos são bons exemplos. Alguns deles jogamos umas três vezes e depois esquecemos que eles existem, apesar de continuarem ocupando espaço e recebendo atualizações automáticas. Por que 90 dias? Bem, o intervalo é basicamente arbitrário. Qualquer aplicativo que não é utilizado há algum tempo e não pretendemos utilizá-lo no futuro está apto a ir para o lixo

Cache

Alguns aplicativos não são grandes, mas com os arquivos cache, utilizados para acelerar a velocidade do dispositivo, podem ocupar espaços alarmantes. Em geral os navegadores possuem um cache considerável. Na imagem abaixo, por exemplo, o Google Chrome ocupa humildes 40 e poucos megabytes, mas possui um cache de 132 MB. É importante limpar o cache de alguns aplicativos específicos de tempos em tempos, ganhando centenas de megabytes sem eliminar um software sequer.
Cache
Para acessar o cache dos aplicativos vá até "Configurações" e depois em "Aplicativos", selecionando os que consomem mais dados. Se não quiser passar pelo processo tedioso de limpar um cache por vez, recomendamos o Clean Master, capaz de fazer isso de uma vez só.

Mova o que puder para o cartão SD

Alguns aplicativos podem ser movidos para o cartão SD sem que isso interfira no seu funcionamento. Alguns programas, como o App2SD, mostram uma lista de quais podem ser movidos ou não. Não é permitido mover programas pré-instalados para o cartão externo, mas com alguns jogos ultrapassando facilmente 1GB de dados extras, essa passa a ser uma excelente opção para vários deles.
App2SD

Atualizações

Aplicativos podem ser facilmente configurados para atualizarem automaticamente, e o mesmo deve ser feito com o Android. Grande parte dos modelos atuais são atualizados via OTA (Over The Air), necessitando somente de uma conexão com a internet. O motivo? Em nosso review sobre o Samsung Galaxy S4 mostramos que embora ele seja um aparelho de 16 GB, somente 8 GB ficam disponíveis para o usuário, algo que irritou tanto os usuários que a empresa prometeu diminuir o consumo o mais rápido possível.
Atualizações
A verdade é que, como não podemos desinstalar esses apps, essa é a única opção para diminuir o seu consumo (veremos que isso não é exatamente assim no próximo item).

Se tudo isso não der certo: Root

Temos um artigo dedicado sobre Root, técnica que desbloqueia o smartphone das limitações do fabricante e permite a remoção daqueles aplicativos inúteis que são pré-instalados (não são todos, mas é a maioria). Em um mundo ideal poderíamos fazer isso sem precisar desbloquear o smartphone, mas como se trata de um processo não certificado pelo fabricante, recomendamos muito cuidado. Alguns apps são essenciais para o funcionamento do sistema.
Android Root - Vitrine

Nenhum comentário: