09 julho 2013

Hacker faz um Galaxy S4 rodar a 2.8 GHz

Overclock em smartphones e aparelhos móveis em geral não é algo muito comum, já que a bateria e os componentes internos não são criados para este tipo de objetivo. Porém, alguns malucos resolvem levar o gadget ao limite, como foi um usuário do fórum do site Android Central, que fez um Galaxy S4 rodar a 2.8 GHz - mais do que o meu computador, por exemplo.
Overclock no Galaxy S4
Overclock no Galaxy S4
O aparelho escolhido pelo usuário chamado DSWR, foi o S4 com oito núcleos, que rodam ou em quatro núcleos de 1.6 GHz (no Cortex-A15) ou então em outros quatro núcleos de 1.2 GHz (para o A7, mais fraco). O usuário foi além, não dando mais gasolina apenas para um conjunto de quatro núcleos, mas para os dois ao mesmo tempo. Isso faz o Galaxy S4 rodar os oito núcleos simultaneamente, o que ele não faz em momento algum - em condições normais. O desafio aqui era fazer ambos os processadores rodarem em frequência idêntica, já que eles não fazem isso.
O hacker disse que conseguiu baixar a velocidade do A15 para 1.2 GHz e estabelecer este como o mínimo que ele deve rodar, deixando ambos na mesma velocidade. O problema depois do overclock feito, como vocês podem imaginar, é que o processador cozinhou - palavra do usuário, não estou inventando - o smartphone logo após o experimento, que registrou um pico de 2.8 GHz com todos os oito núcleos ativos. Isso aconteceu apenas 30 minutos depois de iniciar o processo.
Segundo o usuário, os problemas no aparelho poderão ser resolvidos com algumas soldas novas - isso é apenas uma previsão dele, claro. Em um próximo aparelho, DSWR promete registrar o feito em vídeo. Hoje, o que prova sua façanha é a imagem do app Geekbench 2, que rodou no aparelho antes de sua morte. [tudocelular]

Nenhum comentário: